Francisco Moita Flores | As Aventuras de Maresia do Mar e outras Histórias para Aprender

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «As Aventuras de Maresia do Mar e outras Histórias para Aprender»?
R- Um desafio em que a minha editora a Casa das Letras teve um papel de estímulo importante.São um conjunto de contos para crianças em idade escolar, entre os 8 e os 13/14 anos. No contexto daquilo que tem sido o meu trabalho literário é um passo experimental. Não só por causa do público. Obriga a outra linguagem com uma gramática diferente e tempos de narrativa diferentes. A minha filha, que tem doze anos, gostou. Não é mau. Por outro lado, este livro é uma co-autoria. O Ricardo Tércio fez ilustrações excelentes e a editora produziu um livro muito bonito. Vamos ver como corre.

2-Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- É uma história antiga. Tenho três filhos. Dois deles com mais de trinta anos e uma menina que agora tem doze. Sempre gostaram que lhes contássemos contos. Para fugir à repetição dos contos clássicos, procurava as matérias que estudavam (e ela ainda estuda) na escola e inventava contos. Sobre o ciclo da água, sobre os astros, sobre os micróbios, etc. Percebi que o conto funcionava como forma de aprendizagem. Inventei uma galeria com mais de uma dezena de contos sobre as matérias escolares. Alguns deles foram criados há vinte anos. Outros são mais recentes. De certa forma acompanharam a escola dos meus filhos. Dei comigo a pensar: se esta aprendizagem funciona como os meus filhos, com certeza que pode funcionar com os filhos de outros pais. E pronto. Aí está o primeiro livro com quatro dessas histórias. Se correr bem, para o ano volto à carga.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Estou a trabalhar uma história que foge um pouco aos meus últimos romances. Sobre os nossos quotidianos. Um pouco na linha do Não Há lugar para Divorciadas. Uma farsa sobre a farsa que estamos a viver com tanta intensidade. Está a avançar com boa cadência. Espero tê-lo pronto lá para Fevereiro/Março.
__________
Francisco Moita Flores
As Aventuras de Maresia do Mar e outras Histórias para Aprender
Casa das Letras, 14€

Siga a "Novos Livros" por Email

NOTÍCIAS: CULTURA

Loading...

NOTÍCIAS: LITERATURA

Loading...

NOTÍCIAS: LIVROS

Loading...

NOTÍCIAS: E-BOOKS

Loading...

NOTÍCIAS: POESIA

Loading...

Diga não ao cruel comércio da morte.